Breaking News
Home / Os Benefícios dos Alimentos / Os Benefícios do Tomate

Os Benefícios do Tomate

Os Benefícios do Tomate

Muito diferente do que muitos acreditam o tomate é uma fruta, desde pequenos acreditamos que ele é um legume, mas não estamos aqui para discutir se ele é uma fruta ou legume, mas sim expor os benefícios do tomate, que são inúmeros.

Com muita água e vitamina C, ele é muito utilizado em dietas para emagrecer pois é um ótimo diurético contém somente 25 calorias em cada tomate. 

Além do mais melhora o sistema imunológico e a absorção de ferro em todas as refeições refeições.

Dentre os benefícios do tomate o principal é para a saúde, ele ajuda a prevenir o câncer, principalmente o câncer da próstata, contendo boas quantidades de licopeno, principalmente quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.

 

Entre os Benefícios do Tomate ele Previne o Câncer de Próstata

Por ser rico em licopeno, um pigmento que exerce uma ação antioxidante em todo organismo, protege principalmente as células da próstata.

Os tomates maduros contém uma maior quantidade de licopeno, um tomate maduro chega a ter 30mg de licopeno por Kg, já o suco pode ultrapassar os 150mg de licopeno por Litro de suco.

Melhor que saber os benefícios do tomate é saber como consumi-lo para melhor aproveitar seus benefícios, alguns estudos mostram que o molho do tomate é muito mais benéfico que o tomate cru ou em forma de suco.

O consumo do molho de tomate aumenta 2 a 3 vezes mais a concentração de licopeno no organismo.

 

Os Benefícios do Tomate Combate Problemas Cardiovasculares.

O tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, isso por ter elevada composição de antioxidantes, possui fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL

Sem contar que entre os benefícios do tomate o mais divino é que ele reduz drasticamente o risco de infarto, devido ao seu pigmento o licopeno, para isso basta consumir tomate rico em licopeno diariamente.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.

 

Cuide da Pele, Visão e Cabelo com os Benefícios do Tomate.

Rico em carotenóides que se transformam em vitamina A em nosso organismo, os benefícios do tomate podem se estender para a saúde dos olhos e da pele, além de cuidar do brilho do cabelo.

 

Os Benefícios do Tomate Ajudam a controlar a Pressão Arterial.

O tomate contém um mineral que ajuda a regular a pressão arterial, ele é rico em potássio, o mesmo mineral encontrado na banana, além de ser um ótimo diurético por ser rico em água.

Se não bastasse ser um ótimo alimento para controlar a pressão arterial, ele também ajuda a evitar a fraqueza e as cãibras em quem pratica esportes, ou tem uma atividade física intensa.    tomate

 

Fortaleça o Sistema Imunológico com os Benefícios do Tomate.

Os radicais livres em excesso provocam o aparecimento de várias infecções e doenças, devido o tomate ser rico em vitamina C ele ajuda nas defesas naturais do organismo combatendo os radicais livres.

A vitamina C ajuda na absorção de ferro além de ser um ótimo cicatrizante, e é altamente indicado no tratamento de anemias e problemas de circulação sanguínea.

 

Como Fazer o Molho de Tomate e Aproveitar seus Benefícios.

Citamos neste post que a melhor maneira de aproveitar a concentração dos nutrientes e todos os benefícios do tomate, é o consumidor em forma de molho, então segue abaixo a receita básica para você fazer um ótimo molho de tomate.

 

Ingredientes para o Molho de Tomate.

1/2 kg tomate bem maduros;

1 cebola em pedaços grandes;

2 dentes alho;

1/2 xícara de salsinha;

2 ramos manjericão;

1/2 colher de chá de sal;

1/2 colher de chá de Pimenta do reino moída;

100 ml de água.

 

Como Preparar o Molho de Tomate.

Bata os ingredientes no liquidificador, despeje o molho batido em uma panela e por 20 minutos mantenha em fogo médio ou até ficar consistente.

Fala várias quantidades dessa receita e aproveite ao máximo os benefícios do tomate utilizando este molho em diversas ocasiões do seu dia, armazene-o em pequenas porções no congelador ou freezer.

 

Gostou deste post?

Nos ajude a continuar nosso trabalho…
De seu voto nas estrelinhas logo abaixo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Até o próximo post!

Check Also

Os Benefícios do Aipo

Os Benefícios do Aipo

É comum encontrarmos pessoas que nem imaginam o que é, e quais são os benefícios ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 16 =